quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Pelo direito a moradia e condições dignas de se viver!


A falta de moradia é um dos grandes problemas de nosso Estado. Além de grande número de famílias que não possuem sequer um teto para morar, são mais de 88 mil domicílios em condições consideradas inadequadas. São casas construídas em encostas, construídas em locais sob risco de desabamento,  ou moradias construídas com material inadequado. Esses domicílios se encontram sob duras condições por culpa fundamental dos governos e prefeituras de nosso Estado. Os políticos não promoveram nenhuma reforma urbana que atendesse às necessidades da população mais pobre. Governam para as construtoras e empreiteiras lucrarem e nada mais. A população mais humilde de nosso Estado se vê então nas mais duras condições de moradia. Sem falar no saneamento básico: Maceió está entre as dez piores capitais do país no que diz respeito à saneamento básico, com um número alarmante de 300 casos de internação por  diarreia a cada 100 mil habitantes.


Exemplo das duras condições de moradia de nosso Estado e também de resistência e luta por mudança são os moradores da vila dos pescadores do Jaraguá. A prefeitura e o governo do Estado querem acabar com este patrimônio cultural do povo alagoano, removendo as famílias que tiram da pesca seu sustento. A prefeitura prometeu apartamentos próximos à Braskem, mas longe de onde os pescadores tiram seu sustento e de onde construíram sua identidade, que é a identidade cultural de nosso povo.

É preciso construir um grande plano de obras públicas no nosso Estado, ao mesmo tempo que é preciso realizar um forte investimento em saneamento básico, garantindo a universalização deste serviço.  Defendemos a revitalização do Jaraguá e da vila dos pescadores, construindo moradias adequadas aquele terreno e tornando o Jaraguá novamente um orgulho para todos os Alagoanos e referência cultural para todo o país.

Elaboração de um plano público de construção de moradias dignas para a população.

Mais investimento para universalizar o Saneamento básico em toda Alagoas.

Revitalização do Jaraguá. Construção de moradias dignas e revitalização da vila dos pescadores.


0 comentários:

Postar um comentário